segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Preposição

É a classe gramatical que subordina um termo da frase a outro, podendo ser divididas em dois grupos, as Essenciais, que só atuam como preposição e as Acidentais, podem pertencer a outra classe de palavras.

Emprego da Preposição
  1. Como liga um termo a outro, a preposição é instrumento de interpretação de texto. (Ex: O trabalho Pedro prejudicou).
  2. As preposições essenciais são empregadas com os pronomes pessoais oblíquos tônicos. (Ex: Lutou contra mim; Falava de ti).
  3. As preposições acidentais são empregadas com os pronomes pessoais do caso reto. (Ex: Todos vieram, salvo tu; Fora eu, todos compareceram).
  4. A preposição ”a” pode introduzir:
  d.1. O complemento do verbo. (Ex: Assistia a todas as aulas).
  d.2. O complemento de um adjetivo. (Ex: Era semelhante a uma rosa).
  d.3. O complemento de alguns substantivos. (Ex: A obediência ao pai, Jair!).
 d.4. Complementos circunstanciais (Locuções Adverbiais). (Ex: Ao cemitério iam os romeiros).
  d.5. Orações subordinadas. (Ex: A permanecer assim, retiro a candidatura!).
  d.6. Adjuntos Adnominais. (Ex: O motor a álcool rende mais).
  1. “Segundo”, “Conforme”, “Mediante” e “Consoante” não admitem pronome pessoal. (Ex: Consoante tua nobreza...).
  2. Não se faz a contração da preposição com o artigo quando este fizer parte do sujeito. (Ex: Estava na hora de o jogo melhorar).
  3. A preposição “sob” dá ideia de “noção” em alguns textos. (Ex: Divergia sob todos os aspectos da irmã).
  4. “Perante” é intensivo de “ante”, dá ideia de “espaço” e de “noção”. (Ex: Perante despotismo tão declarado).
  5. A preposição “até” pode indicar limite de tempo, espaço ou ainda inclusão. (Ex: Foi até a prisão; Durou até setembro).
  6. A omissão da preposição quando ela é necessária é considerada erro de regência. (Ex: Tive a impressão que haveria feriado - Uso Coloquial; Tive a impressão de que não haveria feriado - Uso Culto).

Locuções Prepositivas

É o conjunto de duas ou mais palavras que possuem valor de preposição. Vale lembrar que a última palavra desse conjunto, deve ser sempre a preposição. (Ex: abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, dentro de, embaixo de, em cima de, em frente a, em redor de, graças a, junto a, junto de, perto de, por causa de, por cima de, por trás de, entre muitas outras.

Combinações

Algumas preposições acabam por se ligar a outras palavras de outras classes gramaticais, e, com isso, formam outros vocábulos, existem dois tipos de ligações:

  1. Por Combinação: Ocorre quando a preposição, ao se unir a outro vocábulo, não possui nenhum fonema omitido, mantendo integralmente todos os seus sons. Forma-se quando a preposição “a” se encontra com os artigos “a”, “o”, “os” e “as”.
  2. Por Contração: Ocorre quando a preposição, ao se unir a outro vocábulo, sofre modificações fonéticas: do, da, dos, das, num, numa, nuns, numas, disto, disso, daquilo, naquele, naqueles, naquela, naquelas, pelo, pelos, pela, pelas.






Dá-se o nome de crase à contração de “a” artigo com a preposição “a”. evita-se a contração da preposição com o artigo em duas situações.


  1. Quando o artigo fizer parte do sujeito que vem a seguir. (Ex: Está na hora de a onça beber água).
  2. Quando o artigo fizer parte do título. (Ex: Li a notícia em O Estado).

2 comentários:

  1. Está correto dizer: Em meu país acontece o mesmo que em outros países. Ou devo dizer: No meu país acontece o mesmo que em outros países. Ou as duas formas estão corretas?

    ResponderExcluir