segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Pronomes

Pronomes é toda palavras que representa, substituir ou acompanhar um substantivo, referindo-se sempre a um ser e indicando uma pessoa do discurso: aquele a quem a comunicação é dirigida (eu, nós), aquele a quem a comunicação é dirigida (tu, você, vós, vocês, Vossa Senhoria, Senhor), aquele ou aquilo que não participa do ato comunicativo, mas é mencionado (ele, ela, aquilo, outro, qualquer, alguém, etc).

Pronomes Pessoais
São os que designam pessoas gramaticais. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
  1. Pronomes Pessoais do Caso Reto: Tem como função de sujeito na oração.
  2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: Tem como função de complemento na frase.
        2.1. Átonos: nunca precedidos de preposição.
        2.2. Tônicos: sempre precedidos de preposição.

Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento indicam o interlocutor, portanto, com quem se fala. Conjugam-se na terceira pessoa e são incluídos entre os pronomes pessoais.
  1. Familiar: Os pronomes você e vocês são utilizados para tratamento familiar, expressam intimidade, aproximação, informalidade.
  2. Cerimonioso: Senhor, Senhora, Senhorita, os pronomes são utilizados em letra maiúscula a fim de retratar a importância da mulher na vida da família e do enunciador, mais que respeitabilidade, esse pronome assume no contexto um valor afetivo.
  3. Reverência: São utilizados em contextos formais para altas autoridades públicas, membros da aristocracia e do clero.

Pronomes Possessivos
Os pronomes possessivo podem expressar afetividade, desprezo, ironia ou cálculo aproximado.




Pronomes Demonstrativos
São utilizados para indicar proximidade ou distância, ou seja, a posição de algo ou de um ser em relação à pessoa gramatical do enunciador. Próximo ao emissor, 1º Pessoa; Próximo ao receptor, 2º Pessoa; e o que indica estar distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala, 3º Pessoa.

Pronomes Indefinidos

Os pronomes indefinidos são utilizados para criar noções vagas, de sentido, impreciso ou de abrangência.

  1. O indefinido “Qualquer” possui plural atípico e, quando posposto ao substantivo, é pejorativo. (Ex: Respondam a quaisquer dúvidas.; É um homem qualquer…).
  2. “Algum” e “Alguma”, quando posposto ao substantivo, assume valor negativo. (Ex: Mulher alguma me enganou!).
  3. “Todo” e “Toda” seguidos de substantivos: 1. Não seguido de artigo, significa “qualquer”. (Ex: Toda obra precisa ser avaliada com carinho); 2. Seguido de artigo, significa “Inteiro”. (Ex: Toda a obra precisa ser avaliada com carinho).
  4. “Todo” e “Toda”, anteposto ao adjetivo, significam “inteiramente”. (Ex: Estava toda arrumada).
  5. Os indefinidos são pronomes de terceira pessoa, alguns são variáveis, outros invariáveis.


Pronomes Interrogativos
Os Pronomes Interrogativos são utilizados para formular perguntas de modo direto ou indireto. Referem-se sempre à 3.ª pessoa gramatical e possuem uma significação indeterminada e imprecisa, que apenas é esclarecida pela resposta dada à interrogação. Há dois aspectos importantes: 1. O interrogativo “que” possui variantes que objetivam a ênfase. (Ex: O que você quer?); 2. Nas interrogativas indiretas, não há ponto de interrogação. (Ex: Não sei quem é você.).


Pronomes Relativos
Os Pronomes Relativos são pronomes que se relacionam sempre com o termo da oração que está antecedente, servindo ao mesmo tempo de elo de subordinação das orações que iniciam. É comum esse tipo de pronome estar empregado inadequadamente.

Faça o Download das Tabelas dos Pronomes, Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário