Adjetivo é a classe gramatical que dá uma propriedade ao ser, exprimindo aparência, modo de ser ou qualidade, podendo assumir valor denotativo (literal) e conotativo (figurado), variando semanticamente. Há textos que utilizam um maior número de adjetivos que expressam julgar valor, trata-se de textos mais subjetivos.
O texto possui dez parágrafos e faz referência à crise política; é um texto argumentativo, em terceira pessoa. Neste exemplo a linguagem é objetiva, os adjetivos empregados não denotam uma opinião, mas uma constatação, trata-se de um texto objetivo.
O romance é bastante criativo, utiliza uma linguagem repleta de efeitos de sentido; o vocabulário é rico e a abordagem do tema é profunda e interessante. Já neste exemplo, é marcado pela presença de adjetivos que expressam um julgamento do enunciador, temos um texto subjetivo.
Gênero
Os Adjetivos podem ser uniformes (possuem uma forma única para os dois gêneros. Ex: Céu Azul e Malha Azul) ou Biformes (possuem uma forma para cada gênero. Ex:Homem Nu e Mulher Nua). Em regra geral, a formação dos adjetivos do gênero feminino, é basicamente trocar o “O” pelo “A”: Apático - Apática, mas existem as exceções.
Número
As regras que norteiam o plural dos adjetivos se assemelham às dos substantivos (rica - ricas), com algumas exceções: regular - regulares; cruel - cruéis. Quanto ao plural dos adjetivos compostos, a regra geral é a flexão do último elemento (Ex: Poesias Luso-Brasileiras), mas há exceções: 1. variam os dois elementos: Surdos-Mudos; 2. São invariáveis os compostos de adjetivos de cor + substantivo. (Ex: Carros Verde-Abacate; Lençóis Vermelho-Sangue).
Grau
O grau expressa a variação de intensidade do adjetivo, existem duas variações: Comparativo (expressa comparação) e Superlativo (intensifica a característica).
Exemplos de Variação Comparativa
- A minha canção é mais doce do que a sua.
- A minha canção é tão doce quanto a sua.
- A minha canção é menos doce do que a sua.
Exemplos de Variação Superlativa
- A minha canção é a mais doce do festival.
- A minha canção é a menos doce do festival.
No superlativo relativo, destaca-se uma característica comum (doce) a todos (do festival), porém enfatiza-se que um deles (minha canção) a possui em grau mais intenso (relativo a superioridade: mais) ou menos (relativo a inferioridade: menos).
A forma culta de alguns superlativos absolutos sintéticos é construída por meio do radical latino do adjetivo + os sufixos - íssimo, -imo, -érrimo. A forma coloquial do absoluto sintético é construída pelo radical do adjetivo português + o sufixo - íssimo. Em alguns casos o superlativo absoluto sintético pode ser depreciativo (Ex:É um grandessíssimo vigarista).
Locução Adjetiva
A Locução Adjetiva é uma expressão formada de preposição + substantivo que, a exemplo do adjetivo, dá uma propriedade ao ser: Som de assombração (de = Preposição + assombração = Substantivo).
A escolha entre locução adjetiva ou adjetivo obedece a um critério estilístico. (Ex: Ao dizer “programa vespertino” o enunciador mostra-se mais culto, do que se dissesse “programa da tarde”). Clique Aqui, e veja mais Locuções Adjetivas.
Adjetivos Pátrios
Os Adjetivos Pátrios designam origem, país, estado, região, cidades, enfim, localidades.
Clique Aqui, e veja alguns Adjetivos Pátrios.
Clique Aqui, e veja alguns Adjetivos Pátrios.
A Anteposição e a Posposição ao Substantivo
Em certos casos, os adjetivos, dependendo de sua posição em relação ao substantivo, podemos mudar de significado.(Ex: O amigo mais velho era um velho amigo; O falso filósofo encontrou um filósofo falso).
A Anteposição ao Substantivo como Recurso Enfática
A anteposição destaca a qualidade do ser, o adjetivo anteposto enfatiza o que foi transmitido. (Ex: Atenção para um importante comunicado do Governo).
A anteposição destaca a qualidade do ser, o adjetivo anteposto enfatiza o que foi transmitido. (Ex: Atenção para um importante comunicado do Governo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário